Webjornalismo Esportivo: conceitos, características e tendências
Introdução
O webjornalismo passou a oferecer ao público informações em tempo real e em formatos diferenciados.
A recepção e o consumo das notícias se modificaram e a segmentação do conteúdo ficou mais acentuada.
Já o webjornalismo esportivo se consolidou e ampliou o acesso a modalidades até então pouco divulgadas.
Esporte é...
- Saúde, Cultura e Educação
- Paixão, Emoção e Apelo
- Profissão, Política e Negócio
- Espetáculo, Diversão e Passatempo
O jornalismo esportivo é um mercado específico, ou seja, segmentado, que lida especialmente com paixões.
Costuma sofrer diferentes pressões, seja por parte do torcedor, do clube, do patrocinador, do dirigente e até da própria mídia.
Possui um público extremamente exigente e por isso geralmente tem a sua imparcialidade contestada.
É uma área peculiar, pois conta com a participação não somente de jornalistas profissionais, mas também com ex-atletas e especialistas de outros segmentos, como Medicina, Educação Física e até mesmo Marketing.
Notícia Esportiva
Em relação à notícia esportiva, é possível afirmar que segue os mesmos preceitos do Jornalismo praticado em outras áreas. Contudo, é necessário elencar algumas dicas, como:
- Primar pela qualidade da informação;
- Oferecer diferentes ângulos sobre um mesmo fato;
- Amenizar (traduzir) os jargões;
- Esclarecer as dúvidas;
- Ir além do futebol;
- Valorizar as demais modalidades;
- Abrir espaço para o esporte amador;
- Associar a Educação ao Esporte;
- Promover o Esporte como Saúde;
- Buscar novos públicos
Webjornalismo
Refere-se à prática da atividade jornalística exercida na internet com o auxílio de meios e ferramentas digitais.
O webjornalista deve coletar as informações, verificar a sua veracidade e relevância para, em seguida, publicá-las.
A essência do Jornalismo não se altera na internet. O que muda é o processo de produção da notícia, além da forma de consumo.
Nesse caso, um site de notícias é capaz de oferecer aos usuários muito mais informações que eles são capazes de assimilar.
Características
O webjornalismo esportivo segue as mesmas características do generalista que são:
a) Hipertextualidade;
b) Multimidialidade;
c) Interatividade;
d) Instantaneidade;
e) Memória (banco de dados);
f) Customização;
g) Imersão;
h) Ubiquidade.
Tendências
As tendências do webjornalismo esportivo também são semelhantes às demais especialidades jornalísticas. Abaixo eis uma breve lista do que já está sendo feito e do que ainda está por vir.
- Histórias Multimídia;
- Conteúdo Multiplataforma;
- Mobilidade;
- Novos perfis profissionais;
- Novas formas de financiamento;
- Conteúdo personalizado para públicos diferentes;
- Realidade Virtual;
- Tráfego e Engajamento
Considerações Finais
A partir dessa explanação objetiva, é possível afirmar que o webjornalismo esportivo deve explorar todas as potencialidades do ambiente online, evitando, inclusive, repetir os erros da mídia tradicional.
Deve ainda investir na diversidade das práticas desportivas, indo além do espetacularização das notícias ou do mero entretenimento.
O webjornalismo esportivo precisa focar na criatividade da produção de conteúdo, expandindo a mão de obra especializada e enxergando no público um dos seus principais colaboradores.
Para finalizar, acesse o vídeo feito pelo The Guardian na ocasião da Copa do Mundo de 2014. Um bom exemplo de como trabalhar a criatividade.
Comentários
Postar um comentário